Pular para o conteúdo principal

Pierogi, uma delícia ucraniana/polonesa

Pierogi em Curitiba
Eu adoro pierogi. Conheci quando visitei Curitiba e comi os famosos pierogi do Tadeu, polonês. Tinha recheio de pernil com chucrute e molho de champignon. Eu contei AQUIO polonês Tadeu Kawalec acho que é o personagem mais conhecido de Curitiba. Apaixonado pelo Papa João Paulo II, esteve em Roma para sua beatificação e levou uma bandeira enorme do Brasil e a colocou num mastro de 6 metros de altura. Esperou 15 horas na praça do Vaticano. Já apareceu até na Ana Maria Braga e vende seus pierogis nas feiras e em sua loja há 23 anos.
Pierogi em Campo Grande, MS
Daí eu comi na casa de amigos em Campo Grande, o marido é, se não me engano, descendente de poloneses e ucranianos. Estava maravilhoso, com recheio de queijo. A palavra ‘pierogi’ está no plural em polonês, o singular é ‘pieróg’ – pronunciado pie-RÚG. Os pierogi são recheados de forma semelhante a outros tipos de bolinhos de massa, por exemplo, a gyoza japonesa ou o ravioli italiano. 
Em São Paulo, na Feira de Pinheiros, comi um maravilhoso, massa bem fininha e com cebola caramelizada por cima. O restaurante se chama Polska Café & Pierogi. Não sei se ainda existe esse restaurante. Enfim, até agora adorei todos. Tradicionalmente, os pierogi são servidos com coberturas simples: cebolas fritas, bacon, manteiga derretida, creme azedo ou torresmo.
Pierogi no Canadá
Também comi na Ukrainian Heritage Village,  com recheio de batata e estava ótimo. Eu sei, comida em bandeja de isopor fica muito feia mas pedimos diversos pratos e estavam todos ótimos. Se alguém tiver uma receita, por favor, me mande. Você vai ouvir também pirogue, pierog, perohê, pyrohy ou varenike. Geralmente é servido cozido, frito ou assado e recheado com ricota e batata. A origem é polonesa e ucraniana e foi difundida pelos imigrantes que vieram para cá. 

Comentários

virginia costa disse…
Obrigada, Fábio, que bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa