Pular para o conteúdo principal

Blumenau - Oktoberfest 2022 e Vila Germânica

Em Blumenau, a Oktoberfest acontece na encantadora Vila Germânica. A origem da Oktoberfest de Munique é de 1810. De lá para cá houve todo tipo de mudanças. Antes nem podia tomar cerveja. Em mais de 200 anos ela só não foi realizada  24 vezes por causa de guerras ou pandemias.
Em 2010 comemoraram em Munique 200 anos da festa. Atualmente Munique recebe (2021) mais de 6 milhões de pessoas durante a festa e consomem 7 milhões de litros de cerveja. Pois é, os números da Oktoberfest de qualquer lugar são sempre impressionantes. A primeira Oktoberfest do Brasil foi em 1911 em Porto Alegre. A cidade tem muitos imigrantes alemães. 
Blumenau, Vila Germânica
A Oktoberfest de Blumenau começou por um motivo bem diferente da alemã, que foi o casamento do rei Ludwig I.  Blumenau tinha passado por uma enchente devastadora do rio Itajaí-Açu, que corta a cidade. O pessoal andava desolado e a economia de mal a pior. Empresários, prefeitura e a comunidade alemã local se uniram e resolveram, em 1984, fazer uma versão da festa para levantar o moral do povo e melhorar a economia. Acabou sendo um sucesso.
Em apenas dez dias de festa, o equivalente a mais da metade da população da cidade passou pelo pavilhão.
Blumenau, Vila Germânica
A de Blumenau não aconteceu nos últimos dois anos e a expectativa é enorme.  Será de 5 a 23 de outubro. Confira a programação no site oficial aqui. 
Roupas típicas da Alemanha em Blumenau
A cidade já fica cheia de roupas típicas alemãs nas vitrines. É claro que eu vestiria um dirndl se eu fosse à festa. Acho tão feminino.
E lá funciona assim mesmo, roupa de alemão, comida alemã, bandas com música alemã e muuuita cerveja. Quem não gosta, que não vá, não é mesmo?
Vila Germânica, Blumenau
É para homenagear e preservar a cultura alemã com tudo que eles tem direito como Concurso da Realeza ( eleição de uma rainha e duas princesas), desfile oficial, gastronomia alemã, Concurso Fritz e Frida, Concurso Nacional de Tomadores de Chopp em Metro, apresentações folclóricas, bandas e cantores famosos mundialmente especializados em animar festa de cerveja.  Deve ser muito divertido. Outro dia li um comentário de Angelina Wittmann que explica bem toda essa euforia. Ela diz que a festa resgatou a autoestima das pessoas na região e descendentes de alemães e italianos que sofreram bullying oficial do nosso governo antes e depois da 2a Guerra Mundial. Ela explica muito bem tudo isso no seu blog. Leia aqui. 
Bom, voltando à Oktoberfest, tudo acontece na Vila Germânica. Que lugar caprichado. Ainda bem que pude visitar com pouca gente.
Tem lojinhas encantadoras.
Kunsthaus, Vila Germânica, Blumenau
Uma das que mais gostei foi a Kunst Haus que tem artigos 100 % artesanais de pessoas da região.
Não resisti e trouxe um coração da simpática artista Sueli Paupitz, que foi quem me recebeu.
Reparem que delicado é o seu trabalho. Queria todas as almofadas com referências a Blumenau.
A loja vale uma parada com calma para apreciar o artesanato esmerado da região. Essas expressivas são de @itamarbormanieri
Outra artista está homenageando os gatos da Edith Gaertner que contei nesse post aqui .
Tudo relacionado a Blumenau. 

Casa de vidro, Krugplatz, Blumenau
Na parte externa, ao lado da Maibaum, tem essa casinha de vidro onde ficam dois canecos de cerveja. Um é da primeira festa e o outro é o oficial do momento.
Todos os anos, na abertura da festa há a Cerimônia dos Monges. A história conta que no início da Idade Média, os religiosos, nos longos períodos de jejum de alimento, só podiam ingerir bebidas e, neste contexto, criaram as cervejas. Foi simbolizando isso, que o ritual de abertura realiza o cortejo dos monges produtores de cerveja. Com tochas e bandeiras, os monges recebem das mãos do homenageado da noite o caneco oficial da Oktoberfest Blumenau da Krugplatz, a Praça do Caneco. Os monges percorrem o lado externo do Parque Vila Germânica levando-o até o palco e o entregam nas mãos da Rainha da festa. Depois disso acontece a sangria do primeiro barril de chope. Ela ficará como guardiã do caneco que será devolvido numa outra cerimônia de encerramento quando volta para a casa de vidro. Bom, foi isso que entendi. Vi no site oficial que o desenho do caneco da festa de 2022 tem o nome Spaten e enxaimel para conectar a nossa capital da cerveja com Munique, cidade natal da marca.

Caneco da Oktoberfest 2022, Blumenau
Depois vi a foto de um outro caneco com tons de azul.  Agora fiquei na dúvida. De qualquer forma, quem quiser ver imagens de um colecionador desses canecos, clique aqui. Tem uma coleção também no Museu da Cerveja. 
No Hotel Gloria tinha esse caneco de cristal exposto, igual ao que está dentro da casa de vidro. Custa R$ 646,00 na Mozart Crystal. 

Bom, agora que me encantei com Blumenau e sua história, achei uma motivação para ler o blog da Angelina Wittmann e quem sabe, finalmente, passo a entender a história do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount