Pular para o conteúdo principal

Pomerode - Passeios


A colonização de Pomerode começou em 1863 com a vinda dos primeiros colonizadores alemães, a maior parte deles vindos da região da Pomerânia na Alemanha e foi isso que originou o nome atual da cidade.
Na parte de cima desse bonito portal há uma ótima loja de artesanato.
Bem ao lado, a Casa do Escultor, também chamado de Museu Teichmann.  Era a casa e o atelier do escultor Ervin Teichmann, construída em 1950. O local abriga peças esculpidas em madeira e os trabalhos realizados para a Porcelana Schmidt. Quando eu fui estava fechado. Teichmann viveu em Pomerode entre 1914 e 1992 e se dedicou a retratar em suas obras o cotidiano da cidade e do trabalhador rural. Figuras como lavradores, peões e cavalos são as mais comuns desse museu. Também peças em madeira, moldes em barro, peças de porcelana e até mesmo  aquarelas. Teichmann era bastante versátil e por isso tem um museu todo dedicado à sua obra. Reparem bem na Praça Jorge Lacerda, logo na entrada.
Tem uma Maibaum muito linda. Preciso fazer um post sobre isso pois é um costume com muitos simbolismos.
Igreja da Paz, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana
É só seguir em frente, passando pela prefeitura, Hotel Schroeder (onde fiquei) e alguns comércios simpáticos.
Você vai ver esse aí do lado direito. Ótima parada, além da Torten Paradies que mencionei no post anterior.
Tem uma árvore de salames bem na frente.
Mais paradinhas pelo caminho.
Vire à direita e divirta-se. Como fiz tudo a pé eu adorei esses bancos que existem pelo centro. Em Blumenau também. Uma beleza, hehe!
Logo tem o Museu Pomerano que é muito interessante para ajudar a entender a cidade. É pequeno.
Se não me falha a memória, a entrada é gratuita.
Para os amantes da cerveja, a loja da Schornstein está bem ali.
E também na choperia mais adiante com a chaminé que dá nome à fábrica. 
Ao lado, o charmoso Passeio Pomerano.
Só tem lojinhas boas e bem decoradas. Esses docinhos são velas! Lindas, né?
Esse café chamado Feito Kakao, achei um charme.
Feito Kakao, Pomerode, SC
É cheio de detalhes caprichados.
Em frente do Passeio Pomerode tem a Handgemacht, uma loja bem grande de artesanato. Acho que é como uma cooperativa de artesãos. A árvore é toda enfeitada com flores de crochet.
Muita coisa bonita lá também.
Daí tem o espaço onde acontece o Kaffeeklatsch, que contei antes.
Ao lado fica o Teatro Municipal.
Bonito também.
Pirâmide de Erzgebirge em Pomerode, SC
Em frente tem a tradicional pirâmide de Erzgebirge. 
No alto da pirâmide, três figuras simbolizam as tradicionais festas da cidade: a Festa Pomerana, a Osterfest (Festa de Páscoa) e a Weihnachtsfest (Festa de Natal). Já no centro, os animais simbolizam o atrativo mais antigo do município e maior zoológico de Santa Catarina: o Zoo Pomerode. Na parte inferior, as maiores riquezas da cidade: a cultura, tradição e gastronomia. Foi toda feita por artesãos de Pomerode.
Nesse ponto eu parei para comer um dos melhores hambúrguers da minha vidinha. Até a batata estava maravilhosa. 
No Fritz Burguer. Perfeito.
Em frente tem a Praça Togerlow, inaugurada em 2010 
em homenagem aos 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina. Esculturas de bronze do artista José Batista. Representam a formação da cidade com uma tradicional família imigrante : o homem segura a enxada e trabalha, a mulher educa os filhos, e os animais auxiliam nessa jornada.
Mais uns passos e estamos na Pomerode Alimentos.
Preciso dizer que é tudo de bom? Reparem no poster que tem lá dentro contando uma história curiosa sobre a receita do queijo, tá?
Voltando por onde viemos, reparem se o Imbiss Wagen (foodtruck) da Olho Embutidos e Defumados está estacionado ao lado da Schornstein Kneippe. Hora do lanche.
Pense num choripan perfeito. Uma perdição.
Voltando, passei em frente a duas atrações ótimas para crianças. O Parque Vila Encantada, 
um parque temático repleto de dinossauros em tamanho real, além de várias outras atrações.
Inaugurado em 2013,  tem mais de 20 atrações divididas em vilas. Na área externa arborizada fica a casa que pertenceu ao fundador do Zoológico, Sr. Hermann Weege, tombada pelo patrimônio histórico.
Ao lado fica o Zoo Pomerode que 
não é pequeno como se supõe. É m
antido pela Fundação Hermann Weege em uma área de 45 mil m². Foi o primeiro zoológico privado do Brasil, fruto da iniciativa de Hermann Weege em 1932.
O que inicialmente era uma pequena coleção de animais nos fundos de uma casa, não parou de crescer. Hoje tem 1300 animais de 225 espécies diferentes. Lá realizam importantes trabalhos de preservação.
Do mesmo lado tem um restaurante dos mais antigos da cidade. 
Me disseram que não é barato.
Bem em frente tem uma loja de presentes excelente. 
Pomerode, SC
Adorei a casa. Só lá mesmo, sem muros, bem no centro. É uma cidadezinha muito segura.
Ali estão essas charretes que eles chamam de outra coisa, me esqueci agora. Os cavalos estavam bem gordinhos e bem cuidados.
Outro restaurante dos mais recomendados pela qualidade da comida alemã é o Siedlertal. Tem bandinha típica alemã aos domingos e também não é barato.
E daí tem dois ótimos museus, de brinquedos e do automóvel.
Resolvi ir ao do brinquedo, claro.
Interessante é que tudo que a gente vê lá era coleção particular do engenheiro Adolar Ferreira Filho, que nem é velho. Está bem vivo e mora em Floripa. 
Museu do Brinquedo, Pomerode, SC
Uma graça! Gostei muito e uma moça me disse que adorou o Museu do Automóvel.
Embora tenha muitas atrações, a cidade tem horários meio diferentes, algumas coisas não abrem aos domingos, outras só abrem nos fins de semana, enfim, planeje bem sua visita para poder aproveitar ao máximo. Por incrível que pareça, deixei de visitar alguns lugares que sei que são ótimos como a Casa do Imigrante Carl Weege, a fábrica de velas Ghenter, Kreativer Platz, Atelier Holz & Stoff, a Oxford Crystals ( Museu da Porcelana) e a Pousada Rural Mundo Antigo. Vou ter mesmo que voltar, de preferência na Páscoa.
Fiquei no Hotel Schroeder que tem duas categorias, uma mais simples e uma ala mais nova.
Adivinhem onde fiquei, né?
O hotel é familiar e gosto disso, me dá segurança.
Eles capricham no café da manhã. Tem estacionamento e piscina. Gostei e não tenho queixas. 

Leia sobre o passeio mais tradicional de lá que é a Rota Enxaimel AQUI
E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique AQUI para Blumenau

Comentários

Lis Vissotto disse…
Realmente muito passeio pra pouco tempo! Mas você aproveitou bastante! E como se aprofunda nas suas pesquisas históricas visando conhecer melhor o local,isso leva tempo! Muito bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount