Pular para o conteúdo principal

São José dos Campos - Museu do Folclore no Parque Roberto Burle Marx

Museu do Folclore, São José dos Campos, SP
O Museu do Folclore criado em 1997 e tem a função de pesquisar, proteger e divulgar a cultura popular do Vale do Paraíba, além de auxiliar os grupos de folclore da região. Sua sede foi construída na década de 30 para ser a residência do gerente da Tecelagem Parahyba.
Quando Olivo Gomes assumiu a gerência, e depois a presidência da empresa, passou a morar na casa, sendo a residência da família até 1952.
Depois tornou-se casa de hóspedes e a partir de 1970 foi a moradia do gerente da fábrica. Em 1997, passou por obras para abrigar o Museu do Folclore.
Fica dentro do Parque Roberto Burle Marx. 
É um museu pequeno. O pouco que tem de informação é excelente. Preciosidades bem colocadas, gostoso de ver. 
Tem uma sala de exposições temporárias. Eu adorei esta dos banquinhos. 
Obra de Eunice Coppi
Numa outra vez conheci o trabalho da Eunice Coppi, uma artista de Sabará. A técnica que ela usa é empapelamento (usa só papel e goma). 
Achei admirável. 
Tanta atenção aos detalhes, tanto movimento e alegria! Acima, a visão dela do Moçambique. 
Terezinha Mariano Pinheiro
Uma outra exposição temporária linda foi desta bordadeira, Terezinha Mariano Pinheiro. 
Tem a Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala Religiosidade, Sala Santos de Fé, Sala Festas e Sala Identidades. Infelizmente, a Sala das Panelas do Vale está sendo restaurada. Reproduz uma cozinha de antigamente. 
Destaque dado à mandioca e a todos os apetrechos usados pra beneficiá-la.
Museu do Folclore, São José dos Campos, SP
Bonita a maneira como expuseram os santos negros. 
Na entrada a gente vê os típicos pavões feitos pelos figureiros. 
Falei sobre os figureiros de Taubaté AQUI
As visitas ao Museu do Folclore são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta e feriados, das 9h às 17h. Sábados e domingos das 14h às 17h. Visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org). A biblioteca, que fica numa casa em frente, pode ser utilizada, também de forma gratuita, de segunda a sexta das 9h às 17h.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Acompanhe a programação pelo Instagram @museudofolcloresjc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Aperitivos De Festa