Pular para o conteúdo principal

Turismo Rural - Caçapava - Estância Silvania

Queijo Santa Brigite, Estância Silvania, Caçapava, SP.
É uma fazenda voltada para a criação, venda e melhora genética de gado Gir leiteiro. De quebra ainda produzem queijos muito especiais.
Pensem num gado premiado e certificado! Primeira fazenda da américa latina duplo certificada para leite A2 e bem-estar animal. Em 2022 conquistaram 8 medalhas no Mundial do Queijo no Brasil sendo 1 Super Ouro, 2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Confesso que não sabia o que é leite A2. 
Troféus conquistados pela Estância Silvania, Caçapava, SP.
O leite proveniente de vacas A2A2 é obtido a partir de animais selecionados e capazes de produzir apenas a beta-caseína A2, uma das proteínas do leite. Esse leite não desencadeia desconfortos no organismo que provocam a má digestão ou fermentação em indivíduos que têm dificuldade de digerir a beta-caseína A1. 
Lugar gostoso para um rápido programa rural. Bom, eu adoro visitar fazendas e essa fica num lugar muito bonito.
Fica perto de um campo de aviação para onde vai o pessoal que pilota planador.
Passeamos pelo curral.
Vimos as novilhas e os bezerros. As vacas estavam no pasto.
Deve ser interessante chegar na hora da ordenha que acontece duas vezes por dia.
Há um pequeno empório onde podemos experimentar os diversos tipos de queijos especiais feitos lá e mais algumas bolachinhas, cachaças, doce de leite etc.
Tem biscoito de polvilho daquele de verdade e doce de leite com o tal leite A2.
Não deixe de provar o Primavera,
com óleo de lavanda Doterra na massa, revestido e maturado por 30 dias com flores orgânicas comestíveis. Medalha de Ouro no Mondial du Fromage em Tours, na França.
Havia um chamado taiada que vem com pedacinhos de içá. Tão regional! Eu gostei. O de nozinho também é ótimo.
Queijo brasileiro premiado na França, Estância Silvania
Trouxe o Queijo Santa Brigite, entre outros. Estava curiosa. Ele possui massa macia, 30 dias de maturação, sabor noz, mofo mucor, inspirado no queijo francês "Saint Nectaire". É
curado, 100% Beta Caseína A2 e feito com Leite Cru de Gir Leiteiro. O mofo foi trazido da França pela Mestre Queijeira @camilaalmeidaagro, uma das 6 brasileiras que têm permissão para usar esse nome no queijo. Repare no prêmio!
Realmente, eles têm feito um belo trabalho. A funcionária nos atendeu muito bem. Numa sala ao lado estão expostos os muitos troféus obtidos em anos de seleção da raça e produção de leite.
Vaca Gir leiteira
A fazenda é de fácil acesso e fica num lugar muito bonito. As baias estavam sendo limpas.
O gado é manso, o que comprova o bom trato.
Todos os funcionários foram extremamente gentis especialmente a Rose e o Ademar.
Funcionam de segunda a sexta das 9h às 15h. Aos sábados das 9h às 12h. Para chegar é só colocar no GPS: Estancia Silvania. Eu avisei que ia pelo Whatsapp que está no site deles AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...