Pular para o conteúdo principal

Santo Antônio do Pinhal 2024 - Bate e volta

Que cidade gostosa para fazer um bate e volta! Nem se preocupe com um roteiro. Estive lá ontem num bate e volta e vou mostrar aqui o que fizemos.
Na ida, antes do trevo de Tremembé, há um lugar onde sempre paro. Empório Serra à Vista. Acho muito bonito.
Gosto da construção num estilo galpão antigo. A área externa é bem bonita e ampla. Principalmente, acho lindas as mesas externas de pedra num formato bem irregular.
Empório Serra à Vista
Eles servem um brunch bem caprichado, mas caro. Na volta, a parada que indico é no Leite na Pista, um clássico. Percebi que há vários outros locais novos e arrumados na estrada. Preciso explorá-los ainda.
Logo na entrada da cidade, antes do centrinho, paramos no Arco Íris Restaurante. Antes era um pesqueiro.
Não almoçamos lá porque era muito cedo ainda. Pensem num lugar bonito!
Tiramos muitas fotos.
Arco Íris Restaurante, Santo Antônio do Pinhal
Não deixem de fazer essa paradinha por lá.
Há vários ambientes, inclusive um fica de frente para uma cachoeira.
Logo em seguida tem o Jardins dos Pinhais Ecco Parque. É outro lugar que vale a pena.
Jardins dos Pinhais Ecco Parque, Santo Antônio do Pinhal
Há diversos jardins temáticos e ambientes diferentes. Estive lá há um tempo. Passamos pelo Restaurante Dona Pinha que é muito elogiado.
Shopping Vilarejo, Santo Antônio dos Pinhal
O pequeno shopping que havia fechado reabriu. Agora se chama Vilarejo Shopping. Todas as lojas novas. É de um único investidor. Tudo isso antes do centrinho. Podem estacionar ali e descer para uma voltinha.
Ficamos encantadas com uma lojinha de brinquedos infantis bem diferenciados. Sabe brinquedo que adulto quer comprar pra brincar?
Aproveitamos para almoçar ali mesmo no Restaurante La Família. Nesta foto, a livraria da esquerda é excelente, a entrada do restaurante e do lado direito, a loja de brinquedos legais. O restaurante é muito agradável, com mesinhas lá fora de frente para muito verde, na sombra. Tem até um som do riacho que corre ao lado.
Está acontecendo o 6o Festival do Pinhão e diversos restaurantes participam. Há um monte de gente vendendo pinhões na cidade.
Restaurante La Família, Santo Antônio do Pinhal.
Comi truta com risoto de funghi seco com pinhões por cima.
Depois fomos andar pelo comércio. Minha amiga fez ótimas compras de inverno, coisas bonitas mesmo e com preço bom.
Seria muita gulodice comer a coxinha deliciosa da Matinal. Foto antiga, juro.
Por toda a cidade a gente percebe que há esculturas de bronze muito lindas.
Escultura de Odette Eid
São da artista libanesa Odete Eid que faleceu e doou para a cidade as suas obras. Tornou-se um museu a céu aberto. Reparem quando passarem por lá. 
A loja mais fofa do momento é essa. Santo Empório.
Santo Antônio do Pinhal, Santo Empório
Este forro com flores secas é um encanto.
Santo Antônio do Pinhal, Igreja de São Benedito.
Daí pegamos o carro, passamos ao lado da Igreja. Repare no relógio de sol de flores. Pegamos a estradinha que leva ao Pico Agudo. Com o dia lindo, céu muito azul e temperatura amena, para quem não conhece, vá até lá em cima.
Pico Agudo, Santo Antônio do Pinhal
Tem uma vista espetacular e você vê o pessoal pular de asa delta. Eles pousam lá embaixo no vale. A estrada é chata, viu? Não dá pra voltar ou manobrar. Fui uma vez sozinha e não pretendo voltar dirigindo de novo.
Enfim, no caminho para lá fica o Jardins de Barro, da Cynthia Duarte.
É um atelier de cerâmica muito agradável.
Aproveitamos para admirar as peças e o atelier da artista.
Jardins de Barro, Santo Antônio do Pinhal
Com todo o verde ao redor, tomamos um café passado na hora com broa quentinha servida nas peças charmosas de cerâmica. E pronto. Hora de voltar. Dia perfeito para um domingo quando normalmente eu ficaria em casa no sofá assistindo Netflix.
Se tiverem tempo, não deixem de visitar o curioso atelier do artista Eduardo Miguel Pardo. Nunca vi uma bagunça tão organizada. Ele tem uma prosa ótima. 
Eduardo Miguel Pardo
Faz esculturas belíssimas em madeira nobre que é descartada e é premiado mundialmente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pomerode - Bolachinhas

Fiquei encantada com as bolachinhas de lá. É uma tradição alemã. Eles fazem principalmente um mês antes do Natal para presentear. Quem não gostaria de receber um presentinho lindo desses? E já que você está pertinho de Blumenau, veja os posts que fiz sobre onde comer por lá, o que visitar e onde ficar. Clique  AQUI para Blumenau . 

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalmente entretenimento aos seus m