Pular para o conteúdo principal

Ilhéus - Roteiro Rápido, História Profunda.

Essa vista é de cair o queixo — e rezar para o avião não arremeter!
Embora Ilhéus tenha servido, desta vez, apenas como uma breve escala de um dia e uma noite para um compromisso de logística (entregar um carro), foi o tempo suficiente para sentir o peso de sua história e a força de sua cultura.
Foi uma visita frustrantemente rápida e superficial, um mero flerte com a Terra de Jorge Amado.
Consegui vislumbrar rapidamente a imponência do Palácio Paranaguá, 
a nostalgia do Bataclan
Ilhéus, Ponte Estaiada Jorge Amado
e a beleza da Ponte Estaiada Jorge Amado impressiona — moderna e elegante, parece ligar o passado de Ilhéus ao seu futuro. Mas tudo correu rápido demais. É uma cidade que exige tempo e calma para ser desvendada. Por isso, este roteiro é mais um registro do que preciso voltar para explorar do que um guia completo – e a promessa de retornar para mergulhar de verdade nessa história já está feita. 
A "ponte nova" é um marco arquitetônico e de mobilidade para Ilhéus e toda a Costa do Cacau.
Ela é notável por ser a primeira ponte estaiada (suspensa por cabos) construída no estado da Bahia.
A vista do nosso hotel dava de frente para a
 igreja mais antiga da cidade, a Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus.
Sinceramente, não entendi bem quando ela foi construída. 
Ilhéus, interior da Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus.
Ela abriga arte sacra valiosa.
Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus
Agora, reparem que o Bar Vesúvio fica bem ao lado. Resume bem a dualidade entre o sagrado e o profano que marca a cultura baiana e a obra de Jorge Amado. O bar do Nacib, acho que todos se
lembram, símbolo da boemia, dos negócios, da malandragem e do romance sensual de Gabriela. Estando ali, tão perto da Igreja de São Jorge, tive a sensação de estar dentro de um dos livros de Jorge Amado — onde o pecado e a fé caminham de mãos dadas.
Ilhéus, Bar Vesúvio
Na Praça Don Eduardo o cheiro do quibe e do dendê do bar se mistura com o incenso da igreja. Essa convivência é 
o mais fiel reflexo da literatura de Jorge Amado: a vida baiana é intensa, sensual e espirituosa, e esses pilares da fé e do prazer convivem pacificamente na mesma praça. Me deu vontade de reler os livros dele.
O bar foi muito bem restaurado.
Ilhéus- Quibe cru no bar do Nacib.
Tem mesas bem agradáveis do lado de fora. 
História do Bar Vesúvio em Ilhéus
Vejam que interessante a história do bar! Fofoca: Há mitos e histórias sobre a existência de túneis subterrâneos sob o centro da cidade, que teriam sido criados para proteger riquezas ou como rotas de fuga durante conflitos na época dos coronéis.
Ilhéus, Instituto Nossa Senhora da Piedade
Da janela do hotel esta construção me chamou a atenção. Achei muito linda. É o 
Instituto Nossa Senhora da Piedade que foi construído para abrigar um convento e uma instituição de ensino feminina. Tem um vista privilegiada da cidade e do mar. Foi fundado em 1916 por uma freira que veio da França. Tem uma capela que é uma verdadeira joia em estilo neogótico, arquiteto francês também. Exemplo da influência externa trazida pela riqueza do cacau, um elo entre a riqueza dos "coronéis" e a cultura europeia na cidade. O colégio foi criado para oferecer um "estudo mais aperfeiçoado" às filhas das famílias ricas da região cacaueira. Por muitas décadas, funcionou como um renomado internato para moças. Hoje funciona uma escola particular, uma escola pública em convênio, o antigo convento (residência das freiras), a belíssima Capela e o Museu da Piedade. Adoraria ter visitado.
É claro que fomos ao Mercado de Artesanato.
Ilhéus, Mercado de Artesanato.
Foi melhor do que esperava. Pensem em vendedoras simpáticas.
Apesar de parte das coisas serem da Índia ou China, ainda havia muita coisa da região como chocolates e outras comidinhas.
Uma confecção local muito bonitinha, tudo de algodão.
E, claro, aqueles produtos bem humorados
 com um toque sexual característico da Bahia. Para eles, imagino, é menos sobre a vulgaridade e mais sobre a celebração descontraída da vida, do corpo e da alegria, algo profundamente enraizado na sua identidade cultural e literária.
O uso do duplo sentido é uma arte na Bahia. Vi muito disto em Porto Seguro em nomes de drinks. Gente, desistam, eu não vou ficar aqui analisando a mentalidade deles. Viajar bastante me ensinou isto.
Piadas, gírias e expressões populares frequentemente carregam uma conotação sexual implícita ou explícita, transformando situações comuns em momentos de riso e cumplicidade.
Ilhéus, Bataclan
Também visitamos o Bataclan, 
um famoso cabaré da década de 1920, frequentado pelos ricos "coronéis do cacau" durante o auge da produção. Estava escurecendo, fim de tarde, e confesso que no calçadão não me senti segura. Não é um lugar bonito para estar de noite.

Mas, fomos em frente. As histórias de boemia e intrigas do Bataclan foram retratadas por Jorge Amado e o transformaram em um ponto turístico icônico.
 
Uma beleza a restauração com muitas fotos da época.
Ilhéus, Bataclan
Hoje funciona um restaurante bom lá e um centro cultural. Soubemos que tem uma interessante visita guiada, mas chegamos no fim da tarde.
Uma coisa curiosa em Ilhéus é o local do aeroporto. A pista é uma das mais curtas em operação no Brasil para voos comerciais.
Pista do aeroporto de Ilhéus
Dá um pouco de nervoso sim. 
O aeroporto foi construído na década de 1940 e, com a expansão urbana de Ilhéus, acabou ficando espremido, o que gera desafios operacionais: A pista fica entre o mar e o Rio Almada.
O aeroporto mais tenso do Brasil.
É uma das pistas mais curtas em operação no Brasil para voos comerciais de médio porte. O aeroporto fica a apenas 3 km do centro. Os aviões
 passam em baixa altitude sobre carros e prédios no pouso e na decolagem, criando uma experiência impressionante para os passageiros e um desafio para os pilotos. Ainda bem que só soube disto depois!
Vista de Ilhéus, Ba, Brasil

Ave Maria! Quando a gente pousa ou decola é só por Deus mesmo. Uma moradora disse que é comum que quando venta muito os pilotos não se arriscam, arremetem, daí o voo pousa em Salvador. Neste caso as companhias aéreas transferem os passageiros de ônibus para Ilhéus. De vez em quando é bom não saber certas coisas.  Bom, só sei que é uma cidade muito rica em história, com terreiros de candomblé, Festa de Yemanjá, lendas como a Pedra de Unchá, benzedeiras, crenças indígenas, católicas e africanas. Um caldeirão onde na receita tem Jorge Amado temperado com cravo, canela e cacau.

Praia Pé da Serra, BA. Já viram areia mais branca?
E pensem num litoral extenso! Tem para todos os gostos.

Serra Grande, um encanto entre o mar e a montanha
Na nossa volta ficamos encantados com a região de Serra Grande.
Coisa mais linda e bem cuidada. Tem montanha e mar. É o céu na terra, como costumo dizer. Tive certeza que quero voltar. A cidadezinha de Serra Grande é especial.
Paramos no Empório Manacá e deu para sentir a energia do lugar.
Só produtos regionais. Almoçamos em outro lugar surpreendente pelo propósito, sabor e pela comida deliciosa, claro.
Rabada com polenta no Serra Gourmet, Serra Grande, BA
Serra Gourmet.
Não é só um restaurante, tem um ideal, um propósito que a gente sente assim que começa a observar os detalhes. A Bahia é fascinante. Me sinto como uma gringa. É uma surpresa a cada esquina.
Adoraria ter mais tempo de vida para desvendá-la, devagarzinho, com uma taça de suco de mel de cacau frozen numa mão e uma boa história de Jorge Amado na outra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pomerode - Curiosidades Surpreendentes

A cidade mais alemã do Brasil ganhou meu coração. Aliás, o símbolo da cidade é um coração em enxaimel. Minha cara! A primeira coisa que me encantou foi o fato de que desde 2011 as  escolas públicas oferecem o ensino bilíngue a partir do segundo ano do ensino fundamental duas vezes por semana, no contraturno. O inglês é ensinado desde o primeiro ano. Matemática, Ciências, História e Geografia, são trabalhadas em português e alemão. No nono ano fazem um teste oficial do Instituto Goethe e recebem um certificado. Gente, isso é um grande privilégio. Sem custos. Na cidade há empresas que valorizam quem fala alemão, ou seja, as crianças já saem com vantagem, preparadas para o mercado de trabalho.  Clube de Tiro XV de Novembro, Pomerode, SC Existem quinze Clubes de Caça e Tiro ( Schützenverein ) em Pomerode, cada um com seu uniforme próprio. A primeira Sociedade de Caça e Tiro foi fundada em 1890. Este é um costume bem alemão e proporciona integração e principalme...

Aperitivos De Festa

        

O que mata velho ?

Reza a lenda que é gripe e tombo. Tiro e queda. Mas eu acrescentaria que além desses dois, ainda tem o viver no passado.   Cavalos de Viena Por uma questão de sobrevivência, tento mentalizar que meus antepassados próximos sobreviveram à gripe espanhola e que por isso tenho uma certa imunidade. Juro, só me lembro de uma gripe na minha vida, chamada Vitória, há uns 40 anos quando estive em Viena. Não achei nada no Google sobre ela mas com minha péssima memória posso afirmar que se eu me lembro dela e que se ela teve até nome, pode ter certeza de que existiu.  Enfim, eu sonhava em assistir a um show dos cavalos da  Escola Espanhola de Equitação de Viena  e quando fui fazer um curso na Alemanha , organizei para ir para Viena. Só não sabia, naquele tempo, que era para ter reservado o espetáculo seis meses antes. Estamos falando de 40 anos atrás, sem internet. Nem sei como cheguei na Alemanha , imagine na Áustria. Me lembro que fui de trem com uma brasileira e que l...