Pular para o conteúdo principal

Rothenburg ob der Tauber- Comer, Rezar e Comprar

Rothenburg ob der Tauber
Bom, estou imaginando que você já leu as postagens anteriores. Fiquei duas noites em Rothenburg ob der Tauber num hotel "raiz" como contei AQUI, provei o vinho da região, deixei de comer um doce típico e deixei de comprar um monte de coisas que eu adoraria. É assim mesmo, o dinheiro é um só e temos que optar.
Bratwurst em Würzburg
A comida alemã é muito calórica e eu fiz minha parte, provei todas as salsichas regionais que apareceram na minha frente mas no meio do caminho tem uma coisa que eu adoro que são os peixes crus em conserva, mais precisamente, o arenque. Então, quando posso escolher entre uma salsicha e um peixe, eu fico com o arenque (hering) ou peixes da família lachs (salmão). Confesso que pedir por eles em alemão é uma aventura. Os nomes são esquisitíssimos, mas no fim deu certo.
Em Rothenburg, naquele calorão, um restaurante tradicional muito agradável que recomendo, na sombra de árvore, bem ao lado da Jabobskirche, é o Reichskuechenmeister.


Do jeito que eu gosto, quando você entra, olha em volta e quer comer o prato dos vizinhos. Bem tradicional e movimentado.
Coleção - Zinnsoldat
Ainda por cima tinha uma coleção incrível de soldadinhos de chumbo na parte interna. Várias vitrines numa parede com cenas de guerra, praticamente um mini-museu. Uma raridade mesmo.
Rauchmatjes Hausfrauenart dazu Salzkartoffeln
Nosso prato com batatas rústicas. Eu sei, parece estranho para quem não curte peixe cru mas são marinados e muito saborosos. Creme de leite azedo, endro, maçã, cebola e conserva de pepino.
Lebenslust - Rothenburg ob der Taauber
Uma coisa que estava na minha lista para experimentar, o Käsekuchen. É quase um cheesecake só que sem a cobertura de frutas e geleias. Como eu não gosto muito de doces, adorei. Pouquíssimo açúcar. Comi no café Lebenslust, também praticamente ao lado da Jabobskirche. Lá há eventos culturais de noite. O café é bonito, num pátio. Servem também mini-pizzas muito apetitosas.
Na parte interna tem o café junto com uma loja de antiguidades. Meu sonho, muito simpático, com mesas e cadeiras descombinadas, tudo para vender.
O doce típico Scheneeball
O doce famoso de Rothenburg e de Dinkelsbuehl é o Schneeball, ou Schneebaelle, no plural, as bolas de neve. Confesso que não me apeteceram. Eu não curto muito e nem posso comer doces, ainda mais com massa de farinha de trigo frita. Tipo uma bola de pastel. Tem diversos tipos de cobertura e recheios e existem há 300 anos. Devem ser boas mas não achei hora para elas. Gostaria, em tese, de te-las provado. Entre os doces, bom mesmo é o pão de mel de  Nuremberg que contei AQUI
Não podia deixar de experimentar o vinho regional que vem nessa garrafa gorduchinha azul escura.
Fizemos um lanchinho com esse vinho, pão de centeio, Leberwurst ( um tipo de patê com fígado de aves) e mais um patê gostoso vegano. De pijama, hahaha. Sem energia para sair de noite.
St. Jacob's Kirche
Tenho mania de entrar em igrejas, vocês sabem, mas nesse dia não consegui visitar a St. Jacob's Kirche.  Estava cansada, com fome e com calor. Achei que poderia voltar no dia seguinte e não aconteceu. Ela levou mais de cem anos para ser construída e foi consagrada em 1448. Entre outras obras de arte há o Altar do Sangue Sagrado, uma das obras mais importantes do artista e escultor Tilman Riemenschneider. O altar foi encomendado especialmente para acomodar com a devida grandeza uma cruz onde diz-se que está encrustada uma cápsula de cristal que contem três gostas do sangue de Cristo.
Ao lado dessa igreja, na rua mesmo, tem uma maquete em bronze da cidade que é tudo de bom! É perfeita! Casinha por casinha.
Rothenburg ob der Tauber tem lojas muito especiais. A mais famosa, suponho, é a Käthe Wohlfahrt. Na porta tem esse carro com presentes de Natal, então não tem como deixar de ver.
A loja tem absolutamente tudo que há de melhor em artesanato de altíssima qualidade da Alemanha. Tudo feito à mão.
É de uma delicadeza inigualável.
Na entrada tem uma parede, uma mini cidade de bichinhos de pelúcia que se movimentam. Os adultos ficam parados ali feito bobos olhando, e a fila de gente tem que andar e ninguém quer seguir adiante.
 Não se deve fotografar, mas é irresistível.
Essa loja tem várias filiais na Alemanha, inclusive em Nuremberg, mas a de Rothenburg é a matriz. Dessa loja faz parte o Museu do Natal ( Christmas Museum) que deve ser muito emocionante, mas estava fechado.
A vitrine mais charmosa que eu vi foi desse açougue.
Vamos combinar, carne é um produto feio para se vender e eles usaram cestinhas e plaquinhas de madeira. Ficou muito atraente.
Entre os embutidos, coisa que os alemães são campeões, vi um produto com um nome curioso, bolas de canhão de Rothenburg. Na parte superior da foto.
Tem algumas poucas lojas de roupa típica da Baviera, mas tem até para bebes.
Loja com bordados finos.
E reparei também numa tendência para artesanato de diversas formas nessas placas de metal com cara de enferrujado. Nessas cidades medievais o tema bruxa é quase uma obsessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount