Rothenburg ob der Tauber |
Bratwurst em Würzburg |
Em Rothenburg, naquele calorão, um restaurante tradicional muito agradável que recomendo, na sombra de árvore, bem ao lado da Jabobskirche, é o Reichskuechenmeister.
Do jeito que eu gosto, quando você entra, olha em volta e quer comer o prato dos vizinhos. Bem tradicional e movimentado.
Coleção - Zinnsoldat |
Rauchmatjes Hausfrauenart dazu Salzkartoffeln |
Lebenslust - Rothenburg ob der Taauber |
Na parte interna tem o café junto com uma loja de antiguidades. Meu sonho, muito simpático, com mesas e cadeiras descombinadas, tudo para vender.
O doce típico Scheneeball |
Não podia deixar de experimentar o vinho regional que vem nessa garrafa gorduchinha azul escura.
Fizemos um lanchinho com esse vinho, pão de centeio, Leberwurst ( um tipo de patê com fígado de aves) e mais um patê gostoso vegano. De pijama, hahaha. Sem energia para sair de noite.
St. Jacob's Kirche |
Ao lado dessa igreja, na rua mesmo, tem uma maquete em bronze da cidade que é tudo de bom! É perfeita! Casinha por casinha.
Rothenburg ob der Tauber tem lojas muito especiais. A mais famosa, suponho, é a Käthe Wohlfahrt. Na porta tem esse carro com presentes de Natal, então não tem como deixar de ver.
A loja tem absolutamente tudo que há de melhor em artesanato de altíssima qualidade da Alemanha. Tudo feito à mão.
É de uma delicadeza inigualável.
Na entrada tem uma parede, uma mini cidade de bichinhos de pelúcia que se movimentam. Os adultos ficam parados ali feito bobos olhando, e a fila de gente tem que andar e ninguém quer seguir adiante.
Não se deve fotografar, mas é irresistível.
Essa loja tem várias filiais na Alemanha, inclusive em Nuremberg, mas a de Rothenburg é a matriz. Dessa loja faz parte o Museu do Natal ( Christmas Museum) que deve ser muito emocionante, mas estava fechado.
A vitrine mais charmosa que eu vi foi desse açougue.
Vamos combinar, carne é um produto feio para se vender e eles usaram cestinhas e plaquinhas de madeira. Ficou muito atraente.
Entre os embutidos, coisa que os alemães são campeões, vi um produto com um nome curioso, bolas de canhão de Rothenburg. Na parte superior da foto.
Tem algumas poucas lojas de roupa típica da Baviera, mas tem até para bebes.
Loja com bordados finos.
E reparei também numa tendência para artesanato de diversas formas nessas placas de metal com cara de enferrujado. Nessas cidades medievais o tema bruxa é quase uma obsessão.
Comentários